quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pontes Quinzenal Vol. 4 No. 7 | Fórum Econômico Mundial para a América Latina termina em clima de otimismo



Pontes Quinzenal
Revisão quinzenal das mais importantes notícias para o Brasil sobre comércio e desenvolvimento sustentável

Vol. 4 No. 7 - 27 de abril de 2009

Para acessar o texto completo em PDF uma cópia de Pontes Quinzenal, clique aqui.


NOTÍCIAS MULTILATERAIS

Fórum Econômico Mundial para a América Latina termina em clima de otimismo

Entre os dias 14 e 16 de abril foi realizado, no Rio de Janeiro, o Fórum Econômico Mundial para a América Latina. Neste, cerca de 500 lideranças empresariais e governamentais debateram as implicações da crise econômica mundial na região. A programação do evento cobriu 22 temas, distribuídos em cinco eixos principais: respostas à desaceleração econômica; construção de relações entre regiões; integração para a construção de um futuro melhor; políticas públicas para um crescimento sustentável; e desafios e oportunidades para um ciclo de desenvolvimento verde.

Lamy convoca países a permanecerem vigilantes contra protecionismo

Representantes comerciais reunidos há duas semanas em Genebra concordaram que a economia mundial não caiu em completa "guerra protecionista" desde o agravamento da crise, em setembro. Contudo, o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, afirmou aos delegados que houve uma pequena elevação nas medidas restritivas ao comércio nos últimos meses, e pediu aos países que resistam ao ímpeto de fechar as froteiras ao comércio. 

NOTÍCIA REGIONAL

V Cúpula das Américas termina sem assinatura de Declaração

A V Cúpula dos países do continente americano marcou o fim do distanciamento apresentado nos últimos anos pelas relações entre os Estados Unidos da América (EUA) e a região da América Latina e do Caribe.

BREVES INFORMES MULTILATERAIS

Reunião em Bonn: negociadores pedem maior ênfase em agricultura
 
A conferência sobre mudanças climáticas em Bonn, Alemanha, finalizada em 8 de abril, resultou em poucas ações concretas relativas a políticas internacionais de mudanças climáticas. Analistas relatam, entretanto, que houve uma importante mudança no rumo das negociações: o consenso em torno da ideia de concentrar maior atenção sobre o tema de agricultura no acordo pós-Quioto.

Kirk busca acalmar preocupações relacionadas a imposto sobre carbono

Em carta divulgada recentemente, o Representante Comercial dos Estados Unidos da América (EUA), Ron Kirk, refuta a ideia de que a Administração Obama pretende impor um imposto sobre as importações provenientes dos grandes países em desenvolvimento (PEDs) a fim de socorrer a indústria doméstica sob um esquema cap-and-trade.

China questiona proibição dos EUA à importação de frango 

No último dia 17, Pequim questionou, perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), a medida dos Estados Unidos da América (EUA) de proibir a importação de frango produzido na China. O pedido por consultas – o primeiro passo no processo de resolução de disputas entre dois países no âmbito da OMC – foi apresentado pela China após críticas a respeito da medida apresentada ao Comitê de Agricultura da OMC em março.

BREVES INFORMES REGIONAIS

Governo firma pactos com setor privado em prol da sustentabilidade ambiental

No último dia 13, a Globalsat, empresa responsável pelo monitoramento agrícola da região amazônica, apresentou relatório que atesta bons resultados obtidos pela moratória da soja nos últimos anos. A moratória – compromisso de não comercializar soja oriunda de áreas desmatadas dentro do bioma da Amazônia – entrou em vigor em 25 de julho de 2006, vinculando a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

AGENDA E INFORMAÇÕES ÚTEIS

Agenda

OMC

Local: Genebra, Suíça. Informações:

http://www.wto.org/meets_public/meets_e.pdf.

1º de maio
Reunião do Grupo de Negociação sobre Facilitação do Comércio
 
6 e 8 de maio
Reunião do Órgão de Revisão de Políticas Comerciais – Ilhas Salomão

Informações Úteis

Estudo sobre os TLCs do leste asiático

No último dia 14, O Banco de Desenvolvimento da Ásia divulgou o estudo The Asian Noodle Bowl: Is It Serious for Business?, que analisa o impacto do entrelaçamento dos múltiplos Tratados de Livre Comércio (TLC) para a integração econômica da região. Para a pesquisa, foram consultadas 609 empresas, principalmente de pequeno e médio porte, de Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas Japão e Tailândia.


 

© Pontes Quinzenal busca fornecer informação e análise sobre a relação entre o comércio e o desenvolvimento sustentável para o crescente número de atores mundiais envolvidos nesse debate.

© Pontes Quinzenal é publicado pelo Centro Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável (ICTSD) e pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (DireitoGV).

Equipe de edição: Adriana Verdier (ICTSD), Manuela Trindade Viana, Daniela Helena Oliveira Godoy, Leonardo Margonato Ribeiro Lima, Adriane Nakagawa e Thiago Dias Oliva (DireitoGV), sob direção de Michelle Ratton Sanchez (DireitoGV) e Ricardo Meléndez-Ortiz (ICTSD).

Se você tiver comentários ou sugestões para melhorar nosso serviço, por favor escreva para Adriana Verdier (averdier@ictsd.ch).

A produção de PONTES Quinzenal tem sido possível graças ao apoio generoso da Agência suíça para o desenvolvimento.

ISSN : 1813-4394




If you no longer wish to receive these emails, please reply to this message with "Unsubscribe" in the subject line or simply click on the following link: Unsubscribe

The International Centre for Trade and Sustainable Development
International Environment House 2
Chemin de Balexert 7
Geneva, Geneve 1219
CH

Read the VerticalResponse marketing policy.

Try Email Marketing with VerticalResponse!



--
Filipe Almeida Mendonça

Doutorando em Ciência Política pela UNICAMP. Coordenador Assistente do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INEU). Pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). http://www.filipemendonca.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário